quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A Importância Da Leitura No Processo De Humanização

A Importância Da Leitura No Processo De Humanização

Autor: SANDRA VAZ DE LIMA

Ler não é apenas abstrair um sentido das palavras, mas sim, adquirir novos símbolos, por meio dos quais se pode ter acesso a um mundo novo daquele em que a leitura se instala e se organiza.

Bamberger (2000, p 11) destaca que a leitura é um componente da vida social na medida em que preenche uma função de comunicação e na medida em que as pessoas podem ou sabem utilizar razoavelmente essa função. Bem ou mal. Assim, a leitura funciona como um passaporte para se entrar no mundo letrado e para se ter acesso aos bens culturais.

O ato de ler traz o poder do conhecimento, associação de idéias, projetos, agiliza a inteligência, abre caminho para a satisfação e comprometimento material e técnico, alem de ajudar a despertar a sensibilidade.

Para atender a evolução rápida da sociedade, o professor mais do que urgente necessita rever as concepções de leitura, de leitor e de texto, precisa ser um incentivador, pensar sobre as questões éticas, políticas e sociais, mas, de modo que este pensamento leve todos á participação dos espaços que a vida oferece, começando pela escola e este pelo espaço de leitura.

Considerando que a leitura é indispensável tanto na escola, como em outros meios institucionais que trabalham para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança, pode-se salientar que a leitura é um processo de contínuo aprendizado. Alguém acostumado a ler e buscar respostas para suas dúvidas atualiza-se sempre que necessário. E hoje vivemos numa época que valoriza-se o conhecimento e o talento técnico, em detrimento ao raciocínio. E a leitura ajuda a formar seres pensantes, preparados para a vida.

Desta forma, este estudo tem como finalidade compreender a construção do conhecimento infantil dando ênfase à utilização da leitura como trabalho pedagógico realizado dentro da sala de aula para a aquisição do processo ensino-aprendizagem.

A leitura é um instrumento mediador, que auxilia o trabalho pedagógico do educador, proporcionando aos seus educandos condições indispensáveis para o bom desenvolvimento, podendo ser compreendida como decodificação mecânica de signos lingüísticos e como processo de compreensão abrangente, envolvendo componentes sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, bem como culturais, econômicos e políticos.

O professor é fundamental para a construção do prazer e do gosto pela leitura nos alunos, propondo objetivos claros e utilizando uma metodologia que permita atingi-los. E isso se dá a partir de uma concepção de leitura que lhe forneça subsídios para criar, inovar e valorizar a ênfase no trabalho com a leitura.

A leitura pode ser facilitada levando em conta que quanto mais interessar ao leitor o conteúdo, maior será o aproveitamento dele, por isso é importante explorar os conhecimentos prévios do aluno antes da leitura dos textos propostos, sempre relacionando o que se sabe com a informação que se pretende abordar.

É necessário confiar em uma prática dinâmica, rigorosa e científica, que trabalhe equipe e ponha em comum o fruto da reflexão.

A formação de leitores tem como finalidade aproximar as crianças dos livros, oferecendo-lhes recursos para que possam interpretar e compreender os textos lidos; ampliar a capacidade expressiva através de atividades literárias e artísticas em que possam manifestar sentimentos e opiniões e desenvolver a capacidade crítica estimulando-os a reflexão sobre o que lêem, confrontando diferentes pontos de vista, principalmente quando estiverem envolvidos temas polêmicos que expressem anseios e preocupações da comunidade em que estão inseridos.

Hoje as crianças têm muitos estímulos, como a internet e a televisão e é indiscutivelmente mais difícil, estimular o gosto pela leitura, existem muitos “concorrentes”, porém temos que estimular as crianças demonstrando que o livro também é um grande mobilizador, provocador de fortes emoções, e para isso basta somente ler e deixar-se tocar pelas palavras.

É importante utilizar as imagens do próprio livro, como estímulo visual, os livros ilustrados ajudam muito a atrair o interesse da criança, usar estímulos auditivos, para acompanhar a narrativa, músicas, frases, alterar o timbre de voz, variar o repertório literário com estilos diferentes de histórias: engraçadas, de fábulas, de amor, de aventura, de suspense... Livros com pouco texto, de letras grandes, com ilustrações variadas são ideais para as crianças que estão iniciando o processo da leitura. Nesse momento estamos desenvolvendo a capacidade de apreciação da criança e a estimulando a descobrir o prazer em ler.

Nunca teremos conhecimento suficiente sobre todos os assuntos que envolvem nossa vida, mas o que se sabe é que as informações e os exemplos a que se expõem sempre podem influenciá-las mais ou menos intensamente - o que é nossa porta de entrada, como educadores, neste mundo tão particular.

O que se pode fazer é criar um meio propício, é oferecer, à inteligência, a argamassa, o material de construção em quantidade e qualidade suficientes para que a criança construa suas estruturas de pensamento da melhor maneira, com o melhor tipo de informação e os melhores exemplos possíveis.

A Literatura Infantil é indispensável para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança, também mexe com a imaginação, pensamento e ajuda na formulação de idéias, colaborando na formação de cidadãos conscientes dos direitos e deveres nesta sociedade.

Mas, pode-se salientar que a Literatura Infantil não fez parte das vivências e aprendizagens das crianças de alguns séculos anteriores. Somente no final do século XVII e durante o século XVIII, foram produzidos os primeiros livros para as crianças. Antes disto, não se escrevia para elas, pois não existia a “infância”. Esta faixa etária não era percebida como um tempo diferente, nem o mundo da criança como um espaço separado.

A partir deste momento é que se emprega à infância uma concepção diferenciada da fase adulta, com interesses próprios e necessitando de uma formação específica. Isso aconteceu devido a uma nova noção de família, centrada não nas relações de parentesco, mas num núcleo unicelular que se preocupava em manter a privacidade e estimular o afeto entre os membros da família.

A valorização da família gerou um controle no desenvolvimento intelectual da criança e a manipulação das suas emoções.

Diante deste contexto, percebemos que a relação entre Literatura Infantil e a criança é muito forte e enriquecedora, permitindo que a criança vivencie de maneira lúdica fatos que poderão vir a ajudá-la em experiências futuras.

Podemos dizer que a escola promove o intercâmbio entre a criança e a literatura, caminhando em direção à formação da criança. Sendo assim, afirmamos que a Literatura Infantil é indispensável na escola, pois através da fruição, proporciona o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

A Literatura Infantil é fundamental para o crescimento intelectual da criança, permitindo no decorrer do desenvolvimento, a possibilidade de experimentação de várias sensações como: alegria, medo, riso, tristeza e etc. Estes sentimentos ajudam a criança no desenvolvimento psicológico e emocional, pois a criança enfrenta seus medos seus anseios naturalmente e tranqüilamente de acordo com sua faixa etária, garantindo-lhe um crescimento saudável e uma maturação biológica de acordo com a formação e estrutura cerebral.

Observa-se que os professores não só incluem a Literatura Infantil em seu plano de aula, como apresentam consciência sobre o efeito positivo e benéfico da Literatura Infantil, utilizando-a como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo.

Diante disso, os professores introduzem na prática pedagógica a Literatura Infantil de cunho formativo, que contribui para o crescimento e a identificação pessoal da criança, propiciando ao aluno, a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, a autonomia, a criticidade, que são elementos necessários na formação da criança de nossa sociedade atual.

São várias as possibilidades e alternativas para auxiliar as crianças no desenvolver do gosto pela leitura.

Neste contexto, o trabalho com Literatura Infantil é extremamente importante para a formação do indivíduo, fica a certeza de que é possível iniciar uma redescoberta de valores e costumes e formar leitores críticos e participantes, sujeitos ativos dentro da sociedade onde estão inseridos.

/advertising-artigos/a-importancia-da-leitura-no-processo-de-humanizacao-1863669.html

Perfil do Autor

Nascida no município de Telêmaco Borba - Paraná. Graduada em Letras/ Inglês/Espanhol e Pedagogia. Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Clinica/ Institucional. Atua na área de Educação Especial na Rede Municipal e Estadual, e na Formação de Docentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

coloquem suas respostas aqui!